Entenda como novos cosméticos são criados
Os anos passam e o mercado de cosméticos não para de inovar. Fragrâncias que nunca tinham sido imaginadas e soluções para melhorar a aparência são desenvolvidas para a surpresa do público.
Porém, o caminho até os produtos chegarem à casa dos consumidores é longo. Entenda como é o desenvolvimento de novos cosméticos e quais são as novidades para o 2º semestre de 2021!
Como é o processo de criação de cosméticos?
O primeiro passo para desenvolver cosméticos é a pesquisa de mercado. As marcas precisam, primeiramente, entender as ambições e objetivos do público. Por exemplo: há épocas em que se fala mais de rejuvenescimento e outras em que os cuidados para cabelo são mais debatidos.
Além disso, é necessário buscar um problema, pois somente a partir dele poderá ser criada uma solução. Uma situação seria a seguinte: o cabelo fica mais seco no outono e no inverno. Pensando nesse aspecto, é possível analisar ingredientes diferentes que possam hidratar ainda mais os fios.
Quem realiza a pesquisa com os consumidores em geral é o time de inteligência e o de marketing. Depois, eles repassam as informações coletadas para a área responsável pelo desenvolvimento - que inclui químicos, pesquisadores e engenheiros.Como vários materiais já foram usados nos cosméticos, o mercado tem buscado procurar novos elementos para criar produtos diferenciados. Os Estados Unidos, por exemplo, estão começando a conhecer os cosméticos feitos com materiais nativos da Amazônia.
Quando o produto estiver sido criado, o público é chamado novamente para testá-lo. Nesse momento, é necessário verificar se o cosmético atende às expectativas para que possa ser inserido no mercado. Caso seja preciso, a empresa ainda poderá fazer ajustes.
A última etapa é patentear as criações e pensar nas estratégias de divulgação, afinal, os consumidores precisam saber das novidades.
Quais serão as novidades do semestre?
As principais marcas de cosméticos vendidas no país anunciaram novos produtos recentemente. Veja só quais são e quais problemas eles ajudam a resolver:
● Base Sérum: grande parte das mulheres que usa maquiagem também utiliza produtos que cuidam da pele. Pensando nisso, a Avon criou uma base que disfarça as imperfeições ao mesmo tempo em que deixa o rosto hidratado e com a oleosidade controlada. De acordo com este Folheto Avon, a base tem efeito imediato, sendo que depois de duas semanas é possível observar a pele mais hidratada e após quatro semanas a aparência fica mais saudável, mesmo sem maquiagem;
● Glam Duo Clinical: o novo batom da Eudora conta com uma tecnologia diferenciada, capaz de deixar os lábios com aspecto semelhante ao de quem faz micropigmentação. No entanto, não é preciso enfrentar as agulhas para deixar a boca mais atraente, já que o cosmético ajuda na hidratação e tem um efeito preenchedor lifting;
● Café Verde: atendendo ao público masculino, que está cada vez mais interessado em cuidar da aparência, a L’Occitane au Brésil adicionou creme pré e pós barba à linha Café Verde. O creme é um produto dois em um, pois ajuda os homens a se barbear, enquanto suaviza e hidrata a pele do rosto.
Quem olha os cosméticos nas lojas e farmácias não imagina o longo caminho que existe até que estejam criados. É necessário pesquisar problemas, encontrar soluções, testar combinações de ingredientes, analisar se o produto atende ao público e, claro, divulgá-lo depois. No entanto, o esforço compensa, uma vez que a população adora investir em itens para a beleza.
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