19 dezembro 2020

Bem-estar Positivo


por Jayney Goddard para https://www.naturalhealthmagazine.co.uk/relationships/positive-wellbeing em 15/12/2020


Jayney fala sobre o impacto holístico da positividade, gentileza e compaixão em nossa saúde.



Uma das estratégias de bem-estar mais poderosas que conheço - e que comprovadamente retrocede nossos relógios biológicos para nos tornarmos biologicamente mais jovens - é adotar um mentalidade positiva. Os otimistas comprovadamente vivem mais! Agora, não quero inferir que a atitude de Pollyanna de "Tudo ficará bem" tornará nossas vidas melhores, quer ajamos ou não. Precisamos assumir algumas responsabilidades e tomar medidas proativas para melhorar as coisas. A boa notícia é que um pequeno esforço já dura muito!


Quando abraçamos as Emoções do bem-estar, nosso pensamento se torna muito mais criativo, integrador, flexível e ficamos muito mais abertos às informações. As emoções positivas aumentam dramaticamente nossa resiliência psicológica e física. O que é realmente interessante sobre positividade e atos de bondade e compaixão é que eles tocam a todos - o doador, o receptor e até mesmo testemunhas de uma interação compassiva. Apenas ler sobre gentileza tem um efeito positivo em nossa saúde - mental, emocional, física e espiritualmente.


EFEITO CASCATA

Eu amo a ideia de que um simples ato de gentileza tem um incrível 'efeito cascata' e apenas um pequeno ato pode ter um enorme impacto em tantos outros - a compaixão se espalha e afeta positivamente indivíduos, pessoas que conhecemos, estranhos, nossa vizinhança imediata e no mundo. Ao pensar sobre isso, lembro-me da técnica da Meditação Metta, que é uma maneira de realmente desenvolver nossa capacidade de bondade amorosa incondicional. Veja meu site para mais informações sobre a Meditação Metta - JayneyGoddard.org



ESTUDANDO BONDADE


A maioria das pessoas pensa que seria difícil estudar a bondade cientificamente, no entanto, é uma das áreas de crescimento mais rápido dentro da arena da "psicologia positiva", com compaixão sendo um tópico de pesquisa particularmente quente.

 

A maioria de nós sente inatamente que a compaixão, o amor e o apoio social trazem benefícios para a saúde dos receptores, e a ciência confirma isso: no final dos anos 1970, os pesquisadores estavam examinando os efeitos de uma dieta rica em gordura e colesterol em coelhos. Durante o estudo, uma anomalia bastante estranha tornou-se aparente: um subgrupo de coelhos tinha 60% menos aterosclerose do que o grupo como um todo, embora eles comessem exatamente a mesma dieta experimental rica em gordura. Ninguém conseguia descobrir por que isso acontecia, até que descobriu que o assistente de laboratório que alimentava e cuidava desse grupo específico de coelhos os tirou de suas gaiolas, acariciou-os e conversou com eles antes de se alimentar. O estudo foi repetido duas vezes com os mesmos resultados e foi relatado no estimado jornal ‘Science’.



O que é realmente interessante sobre os efeitos da bondade, compaixão e altruísmo é que os efeitos dessas ações podem ser medidos fisiologicamente: em um estudo, adultos mais velhos que massageavam bebês tinham níveis consideravelmente mais baixos de hormônios do estresse, incluindo cortisol salivar e norepinefrina e epinefrina plasmática . É importante ressaltar que, se eles forem reduzidos, também o será a inflamação crônica - e isso melhora drasticamente a saúde no presente e no futuro.


Apenas ver a bondade e a compaixão em ação torna você física e emocionalmente mais resistente - assim como pensar sobre o amor. Os alunos foram convidados a assistir a um filme sobre o trabalho de Madre Teresa, ou receberam a tarefa de "pensar no amor". Após as duas tarefas serem realizadas, verificou-se que houve um aumento significativo na imunoglobina salivar protetora imunológica A (S-iga) em ambos os grupos. S-iga é nossa primeira linha de defesa em nossa resistência à infecção. Além do vasto benefício de um equilíbrio do sistema imunológico muito melhorado, positividade e ações positivas de afirmação da vida também podem ajudar das seguintes maneiras:


  • Pressão arterial diminuída e risco reduzido de doenças cardíacas - o risco cardiovascular pode ser drasticamente reduzido em pessoas que têm uma perspectiva mais positiva na vida - por outro lado, vemos um risco elevado para essas doenças em pessoas que se descrevem como solitárias.

  • Resiliência física e cura - pessoas que têm pensamentos positivos também têm melhores habilidades de enfrentamento. Como resultado, eles são melhores na cura após um revés médico. Maior tolerância à dor - quando pensamos positivamente, nossas mentes são capazes de se concentrar em outras coisas - e isso reduz nossa experiência de dor e desconforto. A positividade aumenta a autoestima e ajuda a criar relacionamentos melhores - uma boa autoestima nos permite ter mais confiança em nós mesmos, e pesquisas mostram que as pessoas que têm fortes conexões sociais, especialmente se trabalharem em conjunto com um grupo de pessoas para um objetivo comum, podem colher o recompensas de nove anos extras potenciais de vida saudável. 


 Jayney Goddard é presidente da Associação Médica Complementar. Saiba mais em JayneyGoddard.org

Nenhum comentário: