14 abril 2017

5 Fatos que Você Precisa saber sobre o BATOM! O GLOBO

Primeiramente publicado no site: http://oglobo.globo.com/ela/beleza/cinco-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-batom-21197373
5 Fatos que Você Precisa saber sobre o BATOM!
De que é feito?





Muito antes de 1915, as mulheres já tinham o hábito de pintar os lábios e a pele com os mais diversos propósitos. Mas foi no início do século XX que Maurice Levy inventou um cilindro metálico próprio para colocar a tinta labial. A invenção facilitou o uso e teve papel importante na popularização. Hoje, a base de um batom são ceras e manteigas.







Batom estraga?
Hora de fazer faxina, pois batom estraga, sim, e pode causar alergias! "As ceras presentes na formulação ressecam e oxidam perdendo a propriedade de emoliência alterando o cheiro e gosto", alerta Giselle Canavaci, gerente de produto da Dermage. Por isso, fique atenta: o prazo máximo de uso é de três anos.





Melhor lugar para guardar

Fuja do excesso de calor e umidade. Eles são extremamente prejudiciais para a composição da maquiagem. E se você é da turma que deixa na bancada da pia, preste atenção no conselho de Giselle: "a alta variação de temperatura e umidade do banheiro podem derretê-lo e alterar o aspecto".




Os problemas de compartilhamento
Não é nada bom ficar emprestando emprestando (ou pegando emprestado) esse tipo de maquiagem. "Uma das doenças infecciosas mais comuns nos lábios é o herpes simples. Quando você passa batom e a pessoa está com herpes, mesmo quando o vírus está ali mas a lesão ainda não saiu, você corre o risco de se infectar", explica a dermatologista Aline Vieira.









De olho na hidratação
Para que os batons ajudem na hidratação dos lábios, é preciso procurar por manteiga de karitê, cacau, manga, ceramidas, glicerina e vitamina E nas fórmulas, diz Aline, que indica uma pré-hidratação para quem gosta do efeito matte. "É importante passar um hidratante labial antes. Uma manteiga de cacau, de karitê ou uma hidratação industrializada".



Primeiramente publicado no site: http://oglobo.globo.com/ela/beleza/cinco-fatos-que-voce-precisa-saber-sobre-batom-21197373

Nenhum comentário: